Serviços

Como ajudamos

A Reabilitação Visual é a assistência especializada às pessoas com deficiência visual, baseada no modelo social da deficiência, que visa à sua autonomia, compreendendo o desenvolvimento global do sujeito em seu contexto social e familiar. Por meio de recursos terapêuticos, tecnológicos e educacionais, busca-se potencializar a capacidade visual, física, intelectual, além do apoio educacional, profissional e emocional, com o objetivo de garantir os direitos, a qualidade de vida e a participação econômica e social.

Clique em algum serviço abaixo para saber mais.

Deficiência Visual: quem tem?

Fornece a avaliação médica, diagnóstico e caracterização da resposta visual do paciente, que subsidiará o plano de trabalho terapêutico de habilitação e reabilitação, construído com a participação de todos os profissionais da equipe multidisciplinar. O Oftalmologista poderá indicar e prescrever auxílios ópticos, não ópticos e eletrônicos.

A deficiência visual é a perda total ou parcial da visão. Pode ser congênita ou adquirida. A depender da presença da função visual ou não, ela é definida como cegueira ou baixa visão.

  • Cegueira – há perda total da visão ou mínima sensibilidade à luz, mesmo após tratamento ou correção.
  • Baixa visão – caracteriza-se pelo comprometimento da função visual, com capacidade visual reduzida mesmo após tratamento ou correção.

Perfil do Paciente para Atendimento na Fundação:

São elegíveis para o atendimento em reabilitação/habilitação visual os indivíduos com deficiência visual (baixa visão), de acordo com a definição da CID-10, classificados em: H 54.0, H 54.1 e H 54.2 Classes que correspondem à deficiência visual binocular.

O Centro de Reabilitação Visual Brilhar oferece assistência reabilitacional à pessoa com deficiência visual, facilitando seu acesso a recursos que promovam seu desenvolvimento global e participação social.

Com equipe multiprofissional formada por Psicóloga, Oftalmologista, Fisioterapeuta, Pedagoga e Educadora Física, a FURC oferece acompanhamento especializado aos pacientes com baixa-visão e cegueira. Conheça nossos serviços!

  1. Consulta Oftalmológica padrão
  2. Consulta Oftalmológica – Baixa Visão e Cegueira
  3. Exame de Campo Visual Manual
  4. Atendimento Psicológico
  5. Estimulação Precoce e Estimulação Visual
  6. Treino de Auxílios Ópticos
  7. Apoio Pedagógico
  8. Estimulação Visual
  9. Orientação e Mobilidade
  10. Aulas de Braille
  11. Aulas de Informática
  12. Biblioteca Acessível
  13. Núcleo de Esporte Adaptado Brilhar – NEAB

Serviços Reabilitacionais

A partir do diagnóstico oftalmológico e da avaliação de uma equipe multiprofissional especializada, identifica-se a necessidade ou não de ingresso no programa reabilitacional. Então, elabora-se um programa terapêutico singular, respeitando as potencialidades de cada indivíduo e visando desenvolver competências funcionais e habilidades que dêem maior autonomia e independência ao paciente.

O Núcleo de Esporte Adaptado Brilhar – NEAB foi criado para democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e adultos com deficiência visual, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

Apresenta-se como um espaço onde todos os beneficiados participam das atividades esportivas em ambientes acessíveis e com desenvolvimento de trabalhos pedagógicos direcionados. Além de capacitar recursos humanos, estabelecer a acessibilidade e garantir um atendimento inclusivo em sua plenitude, afasta qualquer preconceito, motivando uma ação continuada, que gera uma atitude positiva e evidencia as potencialidades de cada indivíduo, promovendo superação de suas limitações.

A Biblioteca Brilhar conta com mais de 500 títulos em Braille, 200 audiolivros, livros em fonte ampliada, além de apostilas de Enem e de Concursos, filmes audiodescritos, revistas e outros materiais adaptados.  O acervo tem temática variada: desde literatura brasileira, best sellers, até literatura infantil e técnica.

Consulta ao acervo.

VA-LER! Oficinas de Leitura Inclusiva.

Cooperação Técnica

O Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Regina Cunha e o PTMO – DayHORC é um desdobramento original, que dá condições à Fundação de expandir e contribuir mais na formação de profissionais e na prestação de serviços à comunidade. Através da FURC, os médicos em treinamento recebem uma orientação científica e humanista para sua formação – onde tópicos da saúde coletiva, da epidemiologia da saúde ocular e da saúde ocular comunitária são aprofundados, bem como cumprem os passos da iniciação científica e a experiência de palestrar e levar a assistência e a informação a lugares em desassistência. A convivência dos/as médicos/as com a comunidade para a qual ele presta seus serviços é gratificante e a prática clínica no ambulatório de baixa visão oferecem a oportunidade de desenvolverem conhecimento técnico e interesse nas estratégias de reabilitação visual a partir do paradigma social da deficiência.

Está prevista por esse Acordo de Cooperação Técnica, a dedicação dos oftalmologistas treinandos às atividades assistenciais e educacionais da FURC, com uma carga horária estruturada para enriquecer sua aprendizagem e formação.

Link Acordo de Cooperação Técnica FURC – PTMO (Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia do DayHORC)  (para visualização)

  • FUNDO DE FOMENTO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA –

A partir dos recursos advindos das taxas de inscrição do processo seletivo do Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia, constituiu-se um esforço conjunto do Comitê de Pesquisa, que também é o Comitê do Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia.

Este fundo tem como objetivo fomentar a iniciação científica entre os médicos em especialização na Residência Médica do serviço PTMO DayHORC, onde a FURC tem o papel orientador na área da reabilitação visual, prevenção da cegueira, epidemiologia e saúde ocular comunitária (ou coletiva).

4.4.1.1. Termo do Acordo de Cooperação Técnica (fac símile para visualização)
4.4.1.2. Regimento PTMO (para download)

COMITÊ DE PESQUISA

O Comitê de Pesquisa FURC-PTMO  foi criado em 2015, para planejar e fiscalizar a aplicação de recursos do Fundo de Pesquisa, também instituído em 2015, a partir dos recursos advindos das taxas de inscrição pagas pelos candidatos do processo seletivo do Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia.

Este fundo tem como objetivo fomentar a iniciação científica entre os médicos em especialização na Residência Médica do serviço PTMO DayHORC, onde a FURC tem o papel como campo de práticas na área da reabilitação visual, da prevenção da cegueira, bem como de fomentadora de projetos de pesquisa com base na epidemiologia em saúde ocular.

Fazem parte do Comitê de Pesquisa:

Presidência do DayHORC – Dr. Ruy Cunha
Diretora Geral da FURC – Ive Cunha
Diretor Executivo do DayHORC – Lourival Cunha
Gerente da Unidade de Itabuna – Rosemeire Correia
Gerente Técnico – José Cendon
Coordenadora do PTMO – Dra. Viviane Rocha
Coordenação do Curso de Fellowship de Catarata – Dr. Ruy Cunha Filho
Coordenação do Curso de Fellowship de Retina – Dra Tâmara Lopes
Representante dos Preceptores – Dra. Luciana Pinto Carvalho
Representante dos Médicos Treinandos

  • Inquérito do Tracoma na Bahia: Parceria SESAB Diretoria de Vigilância Epidemiológica e EESP – Escola de Saúde Pública da Bahia

Tracoma é uma afecção ocular crônica, recidivante, considerada a doença de maior disseminação no mundo e constitui-se uma das mais importantes causa de cegueira passível de prevenção. Estima-se que 41 milhões de pessoas são afetadas, sendo as crianças as mais acometidas pela forma ativa da doença. Nas faixas etárias mais altas. a prevalência das formas ativas é baixa, pois com a cronicidade da doença os sinais e sintomas passam a ser frustros ou ausentes, entretanto, as formas cicatriciais predominam.

A vigilância epidemiológica do tracoma tem como principal estratégia de ação a busca ativa de casos entre escolares, com idade inferior a 14 anos, para diagnóstico precoce e tratamento imediato dos casos ativos detectados, bem como dos seus comunicantes, objetivando interromper a cadeia de transmissão da doença. O diagnóstico do Tracoma nos indivíduos é essencialmente clínico. O auxílio do laboratório só é necessário em áreas sem história anterior de transmissão da doença, para constatação da presença do agente etiológico na comunidade.

No estado da Bahia 76% dos municípios são silenciosos. Nos municípios investigados em trabalhos de rotina, durante os anos 2013 e 2014, foram diagnosticados, respectivamente, 5.731 e 7.414 casos da doença. Em campanha realizada entre escolares de 5 a 14 anos, no ano 2014, a taxa de detecção foi 6,8% entre 49.392 escolares examinados em 29 municípios que aderiram à campanha.

Considerando a importância do desenvolvimento de ações intersetoriais, capazes de otimizar estratégias de atenção e, no sentido de ampliar o acesso da população ao diagnóstico e tratamento dos casos de tracoma, especialmente em regiões com vazios assistenciais identificados, a Gestão Estadual da Saúde busca ampliar iniciativas estratégicas para efetivação e conclusão do INQUÉRITO DO TRACOMA no Estado da Bahia.

Calendário de Ações:

2015 – Curso para profissionais de saúde em Miguel Calmon
2016 – Cooperação Técnico Científica para formação em metodologia de pesquisa para médicos treinandos em oftalmologia
2017 – Realização de Inquérito e publicação de dados do inquérito

Documentos:

A – Relatório “Estratégia de ação intersetorial integrada para ampliação do diagnóstico epidemiológico do Tracoma no Estado da Bahia. Jacobina (BA), outubro de 2015.”

B – PPT “O papel da FURC no combate ao Tracoma”

  • Seminário de Saúde Ocular Comunitária – SOC

Realização de atendimento e acompanhamento oftalmológico especializado em baixa visão e cegueira.

Fornece a avaliação médica, diagnóstico e caracterização da resposta visual do paciente, que subsidiará o plano de trabalho terapêutico de habilitação e reabilitação, construído com a participação de todos os profissionais da equipe multidisciplinar. O Oftalmologista poderá indicar e prescrever auxílios ópticos, não ópticos e eletrônicos.

Cursos de Qualificação Profissional

São oferecidos em áreas de conhecimento variadas, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos recursos humanos na região Sul da Bahia e as competências relacionadas à acessibilidade (conforme a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Lei Federal 13.146, de 6 de julho de 2015) – conferindo sustentabilidade para nossa missão e visão institucionais.

Os cursos são desenvolvidos por profissionais reconhecidos, e emitimos certificado.

Público-alvo

Profissionais interessados em qualificação e aprimoramento da sua formação técnica.

Metodologia

De forma regular, conhecimento teórico é somado à vivência prática, para reforço da informação transmitida. Recursos diversificados, a depender do curso e do profissional orientador.

Certificado

É assegurado aos participantes mediante cumprimento de 75% da carga horária dos cursos de qualificação.

Acessibilidade

A cada caso, conteúdo técnico será adaptado e acessível sempre que possível.

CALENDÁRIO DOS CURSOS ABERTOS AO PÚBLICO

CURSO DE LIBRAS
CURSO TÉCNICO EM AUXÍLIO OFTÁLMICO
CURSO DE MASSOTERAPIA
CURSO DE TERAPIAS CORPORAIS
CURSO DE BRAILLE

CALENDÁRIO DOS CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

CAPACITAÇÃO EM AUXÍLIOS ÓPTICOS

Quinta feira 31/03/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO EM ORIENTAÇÃO E MOBILIDADE

Quinta feira 28/04/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO HISTÓRIA DA DEFICIÊNCIA E TERMINOLOGIAS

Quinta feira 19/05/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO PATOLOGIAS E COMPROMETIMENTOS DA VISÃO

Quinta feira 30/06/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO EM BAIXA VISÃO

Quinta feira 21/07/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO EM AUDIO DESCRIÇÃO

Quinta feira 18/08/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO EM BRAILLE E SOROBÃ

Quinta feira 29/09/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO EM ATIVIDADE DE VIDA AUTÔNOMA

Quinta feira 27/10/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO RECURSOS TECNOLÓGICOS

Quinta feira 24/11/2016 8h às 10h

CAPACITAÇÃO EM ACESSIBILIDADE

Quinta feira 01/12/2016 8h às 10h

Consultoria em Acessibilidade (sob demanda para Empresas)

A acessibilidade é o resultado global da remoção das barreiras ambientais, sociais e comportamentais do contexto em que se insere e atual a pessoa com deficiência – favorecendo sua autonomia e emprego de suas habilidades individuais. A FURC desenvolve projeto piloto de Consultoria em Acessibilidade em parceria com o DayHORC Hospital de Olhos. Veja fotos.

Humanização do Atendimento (sob demanda para Empresas)

Pensando na excelência do atendimento e na inclusão social, a FURC elaborou o Curso de Capacitação em Acolhimento ao Deficiente Visual, com o intuito de capacitar profissionais de diversas instituições para a adequada condução do atendimento aos clientes com deficiência visual. Com isso, atinge-se o objetivo de disseminar práticas de inclusão social e de assegurar a qualidade do atendimento ao cliente – o que interessa a qualquer empresa ou órgão público, por exemplo.

Metodologia: Diante das dificuldades relatadas pelos pacientes com deficiência visual da FURC e das observações diárias, a Equipe Multiprofissional elaborou o conteúdo do Curso de Capacitação em Acolhimento ao Deficiente Visual onde são abordadas as dificuldades dos pacientes e dos colaboradores, são realizadas vivências práticas com olhos vendados e o participante é orientando quanto à melhor forma de prestar um atendimento de excelência ao cliente com deficiência visual, de acordo com as suas necessidades.

Público-alvo
profissionais de serviços públicos e privados.