Criação da Fundação, com a inauguração do Banco de Olhos e a visita do mentor e emérito oftalmologista mineiro Dr. Hilton Rocha.
“Campanha Escolar da Boa Visão” (1986-1988)
Congresso Internacional de Uveítes, em Ilhéus (1989)
Evento I e II Update de Oftalmologia e Laser, em Ilhéus (1990, 1992)
Em 2002 cria-se o Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia e o Centro de Estudos e Pesquisas do DayHORC, que já formou mais de 20 turmas de oftalmologistas.
Cartilha de Atenção à Saúde Ocular, retomada do trabalho educativo crítico e de qualidade da FURC. Elaborada a partir de método participativo, com palestras e dinâmica de criação das ilustrações com escolares do ensino médio e de pré-vestibular comunitário Pré-Afro.
Saúde Ocular na Escola: triagem simultânea em escolas de Salvador e Itabuna. Mais de 250 crianças são protegidas do risco da cegueira, e preservam sua saúde ocular.
Criação do Centro de Reabilitação Visual Brilhar.
Semana da Ação Mundial pela Educação Inclusiva: a FURC se mobiliza junta à Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência com caminhada, palestras e Audiência Pública na Câmara de Vereadores na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e mapeando as necessidades da rede.
Dia Mundial da Visão com ação inédita. Mobilização de 88 voluntários para realização de 124 cirurgias de catarata gratuitas, assegurando infraestrutura necessária, além da feira de serviços da Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência no Estacionamento do Shopping Jequitibá.
Esse ano estamos focados na conquista da obra da nossa sede. Será o grande passo de maturidade da instituição. Sonhamos com um espaço acolhedor da diversidade, ambiente de vida, convivência e cuidado, transparência e beleza, onde nossos valores ecoem e se fortaleçam. Um lugar para abrigar e cuidar de muitas histórias de vida, de força, superação, despertar e realização humana essencial.